Turbine sua dieta para aumentar a imunidade
D'Rossi, julho 13, 2023
IMUNIDADE, PROTEÇÃO, INVERNO
Quando o assunto é blindar as defesas do corpo, não dá pra abrir mão de certos alimentos para aumentar a imunidade. Já que estamos mais preocupados com a saúde, agora entendemos a importância de manter uma dieta rica, em proteínas, vitaminas e tudo o que é indispensável para a manutenção do sistema imunológico.
Quantas vezes devo comer ao dia? Será que minha dieta está pobre? Resolvemos te dar uma mãozinha para você saber que alimentos ajudam a fortalecer o seu corpo contra essas ameaças externas! É só continuar a leitura!
Experimente adicionar cores ao seu cardápio! Tá certo que nem todo mundo é fã de frutas, legumes e verduras, mas elas são importantes para a prevenção de doenças como câncer e problemas cardiovasculares. Você sabia que a laranja, acerola, kiwi, limão, tomate, além de brócolis, couve e pimentão, são ricos em vitamina C, fibras, flavonoides e propriedades anti-inflamatórias? Pois é!!! Se você ainda não está habituado com o sabor, pode começar com um suco, por exemplo, no café da manhã!
Existem várias formas bacanas de adicionar essas belezinhas à sua dieta. As oleaginosas podem incrementar o seu iogurte no café da manhã ou fazer parte do seu lanche da tarde. Um mix de castanhas geralmente cai muito bem, concorda?
As castanhas-do-Pará ou de caju, além das nozes, sementes, avelãs e amêndoas são ricas em selênio, que é um dos minerais mais importantes para o sistema imunológico, já que possui uma forte ação antioxidante. Além do mais, também são fontes de vitamina E, que ajuda a manter as células livres de radicais livres.
Já ouviu falar em gordura boa? Então, deveria colocar mais no seu prato peixes como atum, anchova, carpa, arenque, salmão e sardinha. Isso porque o Ômega 3 presente nesses alimentos, pode te ajudar na manutenção da imunidade do corpo e ainda evitar inflamações nas artérias.
Se você é vegetariano ou simplesmente não gosta de peixe, não precisa se preocupar! A chia e a linhaça também possuem uma quantidade significativa de ômega 3. A porção indicada para o consumo diário é de 30g. Tem opção para todo mundo! Muito bom, né?
Se tem um forte aliado para combater gripes e resfriados, não podemos esquecer do gengibre, que é rico em vitaminas C, B6 e tem ação bactericida. Ele é ótimo para ser consumido em sucos, chás e como tempero de alimentos salgados. Além de ajudar a tratar inflamações da garganta, o gengibre vai auxiliar nas defesas do organismo.
Esse com certeza tem na sua cozinha! Consagrado como um dos temperos mais populares do Brasil, o alho é rico em zinco, selênio e vitaminas A, C e E. Por isso, ele é um ótimo antioxidante e protetor da imunidade. Para aproveitar todos os benefícios, é recomendável consumir pelo menos um dente de alho por dia.
Pode parecer óbvio, mas um corpo mal hidratado não pode ter o melhor sistema imunológico. A conta simplesmente não fecha, concorda? Por isso a ingestão de água na quantidade ideal é tão importante. Quando o corpo não tem água suficiente, a produção de saliva e lágrimas é reduzida, além disso as mucosas também ficam pouco hidratadas e tudo isso prejudica o sistema imune.
Por isso, o ideal é que você consuma pelo menos 2 litros de água diariamente! Mas para ajudar na hidratação do organismo e aumentar a imunidade, você também pode optar pela água de coco, sucos de frutas naturais e chás sem adição de açúcar.
O própolis é uma mão na roda! Além de ser antibacteriano, antifúngico, antiviral e cicatrizante, ele tem capacidade de alterar e regular o sistema imunológico. Por isso, pode ser utilizado no tratamento de inflamações agudas e crônicas, gripes, dores de garganta, sinusite, amigdalite e na cicatrização de feridas. Um verdadeiro antibiótico natural!
Pela manhã, você pode tomar um “Shot de Saúde”! Basta espremer meio limão em um copo, com água morna, coloque algumas gotas de própolis e beba em jejum. Essa combinação tem função antioxidante, imunomoduladora e detox.
Além de consumir alimentos para aumentar a imunidade, a ingestão de suplementos pode suprir a carência de nutrientes não produzidos pelo organismo, como a vitamina E, por exemplo, que é antioxidante e auxilia na proteção dos danos causados pelos radicais livres.
Já que a prevenção é o melhor remédio, não espere ficar doente pra melhorar seu processo de defesa. Se você entende que não consegue ingerir a quantidade necessária de nutrientes para o bom funcionamento do seu corpo, deve seguir a recomendação de especialistas para aliar o consumo de suplementos à sua dieta. Esse consumo de suplementos também é indicado pra você que não curte, por exemplo, comer legumes, frutas ou verduras.
Alguns suplementos são comprovadamente benéficos para aumentar nosso sistema imunológico, por isso, desenvolvemos as melhores fórmulas, pensando no seu bem-estar. Clique aqui e conheça nossas opções!
Viu como pode ser fácil escolher os alimentos para aumentar a imunidade? Se você chegou até aqui, deve ter percebido que a qualidade da sua saúde está relacionada à maneira como se alimenta. Agora você sabe que o sistema imunológico tem a tarefa de blindar seu corpo contra ameaças, né? Só não pode esquecer que uma dieta balanceada deve estar acompanhada de hábitos saudáveis e exercícios físicos, viu?. Esse é o combo ideal para manter seu corpo saudável e pronto para combater qualquer invasor.
Produtos relacionados a esse post
Se informe!
Leia nossas dicas e novidades em nosso blog