Retenção de líquidos? Confira nossas dicas!
D'Rossi, outubro 24, 2023
Retenção de líquidos é o nome popular que descreve o inchaço no corpo ou em parte dele.
Antes de tudo, é importante saber que no nosso organismo, frequentemente ocorre o extravasamento de líquidos da corrente sanguínea para os tecidos. O sistema linfático é responsável por fazer a drenagem desses fluídos e trazê-los de volta para os vasos sanguíneos. Quando esse sistema está em desiquilíbrio, os fluidos não são removidos e ficam retidos nos tecidos, provocando inchaços nas pernas, pés, barriga e outras áreas do corpo.
Diversos fatores induzem a retenção de líquidos, como desordens no sistema circulatório e linfático, problemas nos rins e no fígado e desregulação hormonal. Portanto, caso você sofra com inchaços e edemas frequentes, é importante procurar atendimento médico, pois pode ser um sinal de doenças cardiovasculares, hepáticas e renais.
Outro fator que tem grande contribuição no inchaço é a alimentação desequilibrada. O consumo excessivo de bebidas alcoólicas e comidas ricas em sódio e açúcar refinado prejudica o nosso metabolismo e induz à retenção hídrica.
Com a ingestão de grande volume de bebida alcoólica, o corpo não entende o excesso de líquido e estimula a diurese, processo de eliminação de água pela urina. Por isso você precisa ir constantemente ao banheiro quando está tomando aquela cervejinha.
O problema é que a diurese aumentada induz a uma desidratação séria no organismo, que é uma das principais causas da ressaca na manhã seguinte.
Na tentativa de proteger da desidratação, o corpo estimula a retenção hídrica – que é tão comum no dia seguinte às festas.
Além disso, o consumo de álcool normalmente é acompanhado da ingestão de petiscos com alto teor de sódio, como queijos, embutidos e salgadinhos, estimulando ainda mais a retenção de líquidos.
Primeiro, é importante fazer mudanças no estilo de vida! A alimentação saudável e a prática regular de exercícios físicos são dois fatores essenciais para o bom funcionamento do sistema circulatório. As dicas abaixo vão te ajudar a evitar a retenção hídrica.
Beba água! Pode até parecer contraditório beber água quando você está sofrendo com o acúmulo dela no seu corpo, mas este hábito é eficaz para prevenir os inchaços. Lembra que a desidratação, desencadeada pela bebida alcoólica, pode induzir a retenção de líquidos? Pois é, se hidratar enquanto está bebendo álcool vai sinalizar para o seu organismo que não há necessidade de reter água.
Evite alimentos ricos em sódio. Embutidos e outros alimentos ultraprocessados, por serem ricos em sódio, promovem a retenção hídrica. Evitá-los pode te ajudar a fugir dos inchaços.
Consuma alimentos ricos em vitaminas B. Uma excelente dieta para combater a retenção de líquidos deve ser rica em vitaminas do complexo B, pois elas são essenciais para o bom funcionamento do sistema circulatório. Os vegetais folhosos e suplementos alimentares podem te ajudar a obter os níveis adequados dessas vitaminas.
Consuma diuréticos naturais! Bebidas diuréticas são excelentes aliadas para combater a retenção hídrica e acabar com o inchaço, pois eliminam o excesso de líquidos através da urina.
Aqui vai a dica de ouro: A D'Rossi tem expertise no desenvolvimento de fórmulas com diuréticos naturais. Conheça:
A poderosa combinação de Chá Branco, Hibiscus e Cactin. Desfrute deste sabor refrescante enquanto estimula a detoxificação do corpo:
Você pode adquirir qualquer uma das fórmulas na D'Rossi mais próxima de você ou através do nosso site!
Produtos relacionados a esse post
Se informe!
Leia nossas dicas e novidades em nosso blog